Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sedentarismo mata mesmo!!

Sabe quando as atividades mais simples do dia-a-dia causam cansaço e subir um lance de escadas te faz perder o fôlego?? Isso pode ser um sinal de sedentarismo.
Estudo aponta que uma em cada dez mortes em todo o mundo está relacionada ao sedentarismo.
Um estudo realizado em 122 países pelo Brigham and  Women´s Hospital e pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos - e publicado em forma de artigos científicos no períódico The Lancet - apontou que uma em cada dez mortes em todo o mundo está relacionada ao sedentarismo.
 O estudo revela ainda que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto fumar, uma vez que favorece o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas, como o diabetes, e mais:

- 1,5 bilhão de pessoas no mundo são sedentárias;

- 31,1% são adultos

- 80% dos jovens entre 13 e 15 anos são sedentários

- no Brasil, 49,2% das pessoas são inativas

- 51,6% são mulheres e 47,2% são homens

Se o número de sedentários caísse para 10% a 25%, entre 533 mil e 103 milhão de mortes poderiam ser evitadas a cada ano, e doenças como o diabetes, a hipertensão, o câncer, obesidade e osteoporose fariam menos vítimas.

Mudar o estilo de vida requer a adoção de hábitos simples. Evite o elevador e prefira as escadas; levante-se para mudar o canal da televisão em vez de usar o controle remoto; vá até o seu colega ao invés de enviar um e-mail e tente parar de arrumar desculpas para encarar a academia ou a atividade física ao ar livre.

É importante também que o sedentário procure orientação de um profissional especializado para garantir segurança na hora de fazer exercícios. Vale lembrar que o organismo e o corpo humano tem que se  adaptar gradativamente ao exercício físico. 
Não respeitar esse limite pode causar sérios problemas nas articulações e musculatura do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, seguidor

gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!

Obrigada pela visita e retorne sempre!!